viernes, 14 de diciembre de 2007

LA HUELGA DE HAMBRE DE L.CAPPIO

Página inicial
Carta de acordo
Cartas do Frei Luiz
Por que somos contra a transposição e a favor da revitalização
Manifestações de apoio
Quem apóia a luta
Frentes de mobilização
Greve de fome: ato de fé e de resistência - Artigos de diversos autores
Rio São Francisco: reportagens e matérias de especialistas

Notícias.
13/12/2007 12:29:31
Conselho da CNBB pede jejum e oração em solidariedade a d. Cappio


O Conselho de Pastoral da CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil) divulgou nota nesta quarta-feira na qual convida as comunidades cristãs e "pessoas de boa vontade" a jejuarem e orarem pelo bispo de Barra (BA), d. Luiz Flávio Cappio --em greve de fome há 15 dias em protesto pelo projeto de transposição das águas do rio São Francisco.

"Neste tempo de advento [o Natal], vivenciando a esperança, convidamos as comunidades cristãs e pessoas de boa vontade a se unirem em jejum e oração a d. Luiz [Flávio] Cappio, por sua vida, sua saúde e em solidariedade à causa por ele defendida. A esperança não decepciona", diz a nota.

Na nota, o conselho também ressalta a posição da CNBB, que defende a necessidade de ampliar o debate sobre o projeto de transposição das águas do São Francisco. A entidade também defende a revitalização do rio e outras alternativas para combater a seca na região.

"O governo democrático tem a responsabilidade de interpretar as aspirações da sociedade civil, em vista do bem comum, de oferecer aos cidadãos a possibilidade efetiva de participar nas decisões, de acatar e de respeitar as determinações judiciais, em clima pacífico.

D. Cappio condiciona o fim da greve à paralisação da obra e ao arquivamento do projeto de transposição das águas do São Francisco. O bispo defende a revitalização do rio. Já o governo diz que manterá o projeto, pois a transposição das águas beneficiará 12 milhões de pessoas em Pernambuco, Ceará, Rio Grande do Norte e Paraíba.

A nota é assinada pelo presidente da CNBB, d. Geraldo Lyrio Rocha, pelo vice-presidente, d. Luis Soares Vieira, e pelo secretário-geral, d. Dimas Lara Barbosa.

Encontro

O protesto de d. Cappio foi pauta de reunião hoje entre d. Geraldo e o presidente Luiz Inácio Lula da Silva. No encontro, d. Geraldo entregou um documento a Lula no qual a CNBB se coloca à disposição para a retomada do diálogo entre o governo e d. Cappio.

A CNBB também sugeriu a criação de uma comissão para estudar o projeto do governo e analisar as propostas elaboradas por entidades governamentais, especialistas e movimentos sociais sobre a revitalização e a despoluição do rio São Francisco.
Fonte: Folha OnLine www.umavidapelavida.com.br

Voltar Subir

No hay comentarios.: